A mamoplastia, seja ela redutora ou de aumento, tem como objetivo trazer mais autoestima e autoconfiança para mulheres que estão insatisfeitas com aspectos dos seus seios como: tamanho, assimetria, volume, dentre outros. A mamoplastia também pode ajudar na reconstrução da mama, em casos de traumas
Mamoplastia de aumento
A mamoplastia de aumento tem como objetivo aumentar o volume dos seios com a ajuda de próteses de silicone, podendo ajudar mulheres que estão insatisfeitas por achar seus seios pequenos e sem volume após gestação ou perda significativa de peso.
O que a mamoplastia pode fazer para que você se sinta de bem com você mesma:
– Seios proporcionais e harmônicos;
– Aumento de tamanho e projeção;
– Mais autoestima e autoconfiança.
Dúvidas frequentes:
“Doutor, e a cicatriz? Fica aparente?”
Não! A cicatriz da mamoplastia de aumento pode ficar em três lugares, dependendo de cada caso, que não são aparentes: no sulco entre o seio e o tórax, na aréola ou até mesmo na axila. Na maioria dos casos, após um ano do procedimento, a cicatriz apresenta um bom clareamento e se torna menos consistente.
“Posso escolher o tamanho da prótese que eu quero?”
Utilizo vários critérios para definir o volume ideal para cada paciente que chega ao consultório, alguns deles são: altura, largura do tórax, consistência da pele, volume mamário que já existe, dentre vários outros. A partir daí e também levando em conta o seu desejo, é recomendado o tamanho ideal para que você tenha um resultado harmônico e proporcional ao seu corpo.
“A prótese atrapalha na amamentação?”
Não! A prótese não vai atrapalhar a amamentação caso haja uma gravidez. É importante ressaltar que após a gestação pode haver grande aumento de volume mamário e é comum que os seios possam vir a apresentar algum tipo de caimento, podendo ser necessário refazer o procedimento.
Mamoplastia redutora
Esse procedimento ajuda mulheres que consideram seus seios muito grandes e estão insatisfeitas. A técnica remove o tecido glandular, o excesso de gordura e pele para que o resultado final seja harmônico e proporcional. Além de ajudar no quesito estética, a mamoplastia redutora ajuda mulheres que sentem desconfortos físicos devido ao peso das mamas.
Dúvidas frequentes
“Doutor, e se eu engravidar após a mamoplastia redutora, o resultado pode ser alterado?”
Depende. Em alguns casos onde há um ganho excessivo de peso e consequentemente das mamas, pode haver alterações. Outras características também poderão afetar, por exemplo, a elasticidade da pele.
“Qual é o tipo de anestesia usada nesse procedimento?”
Pode ser usada a anestesia local ou geral.
“E o pós-operatório, é tranquilo?”
Quando a paciente segue as recomendações, o processo é bem tranquilo. Algumas delas são: usar o soutien cirúrgico por um mês, não fazer nenhum tipo de esforço nos primeiros 15 dias, nos primeiros 30 dias não realizar nenhum movimento brusco com os braços, nem levantar os braços acima da linha dos ombros, não pegar peso, deitar de lado ou de bruços dentre várias outras recomendações.
“Quando posso voltar a atividades normais? E para a academia?”
Nos primeiros 15 dias é necessário o repouso total e nos primeiros 30 dias é preciso não realizar nenhum tipo de movimento brusco com os braços, ou levantá-los acima da linha dos ombros ou pegar peso. Após os 30 dias na maioria dos casos a atividade física é liberada, com ressalvas.